Alimentação saudável e o Surf

Uma alimentação adequada tem ação direta sobre a nossa saúde, reduzindo as possibilidades de doenças que possam prejudicar o desempenho na prática deste esporte, favorecendo uma vida longa na prática do surf, seja amador, recreacional ou profissional.

Uma alimentação equilibrada e planejada para os treinos e competições pode melhorar o desempenho nas ondas, reduzir a fadiga, permitir um maior número de horas de surf por treino, facilitar uma recuperação muscular mais acelerada, reduzir as chances de lesão, além de ajudar na manutenção do peso ideal.

O alimento é a principal fonte de energia para o homem, quanto mais natural for a sua alimentação, mas saudável será. Dê preferência a alimentos integrais, não transgênicos, livre de agrotóxicos e de aditivos químicos. Inclua verduras, legumes e frutas diariamente na sua alimentação, pois são fontes de vitaminas, minerais e fibras. Reduza o consumo de gordura animal (saturada), dando preferência ao consumo de carnes brancas. Use com moderação açúcar e sal. Não se esqueça de incluir leite e derivados no seu cardápio, afinal eles são fontes de cálcio e auxiliam no desenvolvimento ósseo.

Quanto mais ativo for o esporte, maior será a necessidade de energia. O gasto de energia por hora de surf fica em torno de 350 a 400 calorias. Para repor a energia consumida, recomenda-se de 6 a 7 refeições por dia, com intervalo de 3 horas entre elas.

Lembre-se que além da qualidade dos alimentos, também é importante controlar a quantidade, para evitar ganho de peso.

A ingestão de líquidos, principalmente de água, deve ser generosa para garantir uma boa hidratação. Uma leve desidratação pode reduzir sua performance. Dica: Use a abuse da água de côco.

Nutricionista Gabriella

1 comments:

Anônimo disse...

Belas dicas, muito bom mesmo... valeu