Pelo segundo ano consecutivo, o potiguar Jadson André, 19 anos, foi vice-campeão no Mundial Pro Junior da ASP. Dessa vez, ele perdeu a final para Maxime Huscenot, de Ilha Reunião, e a Austrália venceu o feminino de novo.
No masculino, o Brasil parecia imbatível e Jadson André era o maior favorito ao título. Principalmente depois de derrotar Gabriel Medina na semifinal verde-amarela que reuniu os dois melhores surfistas da semana nas ondas de meio metro de North Narrabeen.
Medina tinha a única nota 10 do campeonato e o maior placar – 19,57 pontos de 20 possíveis. E Jadson fez as segundas e terceiras maiores marcas do evento na Austrália.
Foi uma final antecipada. As condições do mar no sábado não eram boas para os aéreos, especialidade dos dois, mas eles deram show assim mesmo com outras manobras que levantaram o público.
Medina começou melhor numa boa direita de três manobras muito fortes que valeram nota 7,17. Jadson faz uma parecida, atacando também de backside as direitas, com batidas e rasgadas que renderam 6,83pontos. Na metade da bateria, Medina explode o lip jogando muita água duas vezes e finaliza com um belo floater. Os juízes deram 7,60.
Quando restavam 10 minutos dessa semifinal adrenalizante, Jadson pega uma onda da série com uma boa parede e desfere uma sequência de quatro manobras. Depois de completar a última, sai aplaudindo ele mesmo pela apresentação.
A onda valeu nota 8,23 e não entrou mais nenhuma série para Gabriel Medina tentar reverter o resultado, encerrado em 15,06 x 14,77 pontos. O menino prodígio de Maresias ficou empatado em terceiro lugar com outro brasileiro, o catarinense Alejo Muniz, barrado pelo campeão Maxime Huscenot na segunda semifinal.
O surfista de Ilha Reunião acabou com o domínio brasileiro nas baterias decisivas. Ele começou o sábado derrotando o norte-americano Nat Young nas difíceis condições do mar em Narrabeen. A competição chegou a ficar parada por algumas vezes, para esperar a mudança da maré, no entanto estava difícil para todos.
Huscenot despachou Alejo Muniz com uma grande apresentação. Ele já pegou uma ótima onda logo no início que valeu nota 8,33. Quando o catarinense tentou reagir com um 7,60, Maxime logo deu o troco com um 7,23 para impedir uma decisão verde-amarela no Billabong ASP World Junior 2009. O placar ficou em 15,56 x 14,27 pontos.
Resultado Billabong Pro Junior 2010
1 Maxime Huscenot (Reu)
2 Jadson André (Bra)
3 Gabriel Medina (Bra)
3 Alejo Muniz (Bra)
5 Clay Marzo (Haw)
5 Stuart Kennedy (Aus)
5 Nat Young (EUA)
5 Granger Larsen (Haw)
9 Wiggolly Dantas (Bra)
17 Franklin Serpa (Bra)
17 Marco Fernandez (Bra)
33 Miguel Pupo (Bra)
0 comments:
Postar um comentário